Últimos dias para se inscrever no Células de Transformação e ir da passividade ao protagonismo
Projeto que trabalha com desenvolvimento local sustentável em três comunidades da zona norte de São Paulo tem inscrições abertas até dia 26.
Pensar a mudança por meio dos sonhos, esse é o combustível que move o programa Células de Transformação.
Deixar de lado a ideia de agir a partir dos problemas que devem ser resolvidos, para focar nos desejos, nos potenciais criativos e na capacidade realizadora pessoal e coletiva, através de processos de empoderamento.
Assim, em territórios caracterizados por exclusão social, política e econômica, cria-se uma rede integrada de núcleos de cidadãos protagonistas, multiplicadores do projeto e moradores, que juntos são capazes de ultrapassar as barreiras que os impedem de ser mais e de agir sobre sua própria realidade.
Para desenvolver tal processo, é utilizada a metodologia do Ciclo de Potencialização Comunitária, baseada na abordagem Action Research, reconhecida pela UNICEF.
Nesse conceito, o trabalho segue por seis etapas: conhecer (a realidade e suas dinâmicas internas), mobilizar (as pessoas em prol da criação de grupos ativos), sonhar (o grupo tem foco no que quer alcançar para o próprio futuro), planejar (plano estratégico de ações para o sonho), realizar (as ações pensadas são implementadas com atenção ao uso de recursos autônomos da comunidade) e celebrar (as ações realizadas e a formação e consolidação do grupo).
Premiado pela ONU em 2007, como proposta inovadora para o desenvolvimento sustentável, o Células de Transformação é desde maio de 2011 um Projeto de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP); e atuando hoje em dia em três comunidades da zona norte da cidade – Pery Alto, Complexo Habitacional Lidiane, no Bairro do Limão e Jardim Guarani-, e uma na cidade de Ubatuba, além de um núcleo na Escola Pública Amenaíde Braga de Queiroz, em São Paulo, torna-se uma proposta viva e eficaz de construção coletiva de um mundo mais ético, autêntico, verdadeiro e solidário.
A quarta edição do projeto será realizada no período de setembro a dezembro de 2012.
Os interessados podem acessar mais informações e se inscrever pelo site do projeto. Serão escolhidas 30 pessoas para participar do Percurso de Protagonismo Social, uma atuação em quatro módulos, que possibilitará o contato com diversas metodologias e ferramentas, inspiradas em teatro social, teatro do oprimido, pedagogia dos sonhos, pesquisa-ação, entre outros, para iniciar um processo contínuo e integrado de autoconhecimento pessoal, desenvolvimento de grupo e atuação na comunidade.
Mais sobre o projeto: www.celulasdetransformacao.org
Informações para imprensa e interessados: cdt@moverjuntos.org