Hoje realizei o primeiro encontro com a equipe de educadoras das creches Lar de Crianças Anandamarga:
- unidades Jd. Guarani e Jd. Peri Alto.
Utilizei esta oportunidade para conhecer a equipe e levantar expectativas sobre o trabalho que iremos desenvolver em conjunto.
A fim de criar uma sintonia entre o grupo e eu, propus uma técnica que trabalhou a energia coletiva e individual.
Colher os relatos do que sentiram foi muito produtivo e gratificante, pois todas sem exceção mostraram-se abertas para realizar o trabalho e se dispuseram a contar sobre a experiência.
Aproveitando o gancho, comecei a relacionar o trabalho que acabamos de realizar com a realidade cotidiana das educadoras, principalmente no contato com as crianças atendidas.
A partir daí conversamos sobre situações rotineiras e juntas buscamos alternativas.
Ponto de Vista Pedagógico:
Do ponto de vista psicológico, foi interessante ver e participar do processo de elaboração do grupo sobre os assuntos abordados, mesmo que num primeiro momento não foi possível aprofundar em nenhum tópico específico.
No grupo, reinou a alegria, a boa vontade, a curiosidade, a compreensão e arrisco dizer que cada uma ali presente deu o seu melhor e o universo, através da representação grupal, retribuiu igualmente.
Estou muito feliz por iniciar esta nova fase do voluntariado!
Sou grata por esta oportunidade, pois sei que através do cuidado destas pessoas, as mesmas poderão multiplicar esta sementinha, e como algumas educadoras disseram :
“o trabalho que recebemos hoje, não vai ficar só para o nosso dia a dia aqui da creche, mas se estende para nossa vida pessoal”.
É muito bom ter um conhecimento para compartilhar e poder fazê-lo com quem realmente quer receber!
PS.: mês que vem tem mais!!!