Conselhos errado que as pessoas dão: Extravasar raiva faz bem:
Este foi o título dado para um post do blog da Super Interessante.
Embasado em pesquisas e trabalhos sérios alertam para a importância do trabalho do psicólogo que se preparou para lidar com o ser humano e seus conflitos emocionais.
Nele é abordado a raiva e os desdobramentos emocionais dela.
A biopsicologia vai de encontro com as pesquisas realizadas na Universidade de Iowa e de Kent – na Inglaterra.
Acrescento que, quando as pessoas sentem raiva, expressão-na e compartilham-na o sistema endocrinológico produz em maior quantidade o hormônio cortisol.
Este hormônio em excesso enfraquece o sistema imunológico, expondo as pessoas à doenças, que podem ser desde um resfriado até o estresse.
Praticar atividades físicas que visão o bem estar e o equilíbrio emocional estimulam a produção de hormônios que combatem o cortisol e estabilizam o corpo, a mente e os sentimentos.
Estas atividades são denominadas psicofísicas. O yoga, o tai chi chuã entre outras trabalham com exercícios desta natureza.
Para quem não tem acesso a estas práticas ou no pico da raiva não pode usufruir das mesmas, pode utilizar a respiração para acalmar os ânimos.
Basta concentrar-se na respiração e prolongá-la ao máximo:
Tanto na inspiração quanto na expiração e se possível fazer uma pausa entre o inspirar e o expirar.
Contudo, é importante atentar-se para a frequência com que estas explosões de raiva acontecem.
Caso elas sejam frequentes a ponto da pessoa não ter um intervalo de tempo suficiente para restabelecer o equilíbrio, talvez seja o momento de procurar ajuda de um psicólogo que está apto para auxiliar a lidar de maneira positiva com a raiva, além de promover o autoconhecimento.
Dentro da psicologia, existe a abordagem corporal que disponibiliza diversos recursos para combater a raiva e seus desdobramentos psicofísicos.
Se quiser ler o texto da Super Interessante, segue abaixo o link:
Querida amiga, gostei muito deste seu trabalho e confesso que já quebrei muitos pratos e nunca me senti melhor, agora com mais idade estou fazendo justamente o contrario e não me irrito mais.Agradeço seu carinho me enviando este email maravilhoso, muito obrigada…bjs inilceia
Inilcéia,
Muito grata pelo seu comentário e pela coragem de assumir o que já fez … mas ainda bem que é passado! Acredito na sabedoria e maturidade que vem com o passar dos anos. Só por termos vivido tais situações é que podemos, em algum momento, parar, refletir e escolher o que queremos.
beijos,
Adorei a materia e o post. Pena que as vezes seja tao dificil lembrar de respirar apenas… Um beijao.
Oi Gabi,
exatamente por ser tão simples e tão … automático nos esquecemos de fazer … mas é por isto que existe profissionais para nos lembrar disto!!!
beijos,
Muito Interessante!!! E dá lhe yoga e respiração!
bjs
Val
Val,
Seria muito interessante se na grade curricular, desde o maternal até o ensino médio, houvesse a inclusão de aulas de yoga! Ainda é um sonho, mas quem sabe um dia se torna realidade!
beijos,
Obrigada querida, adorei esta materia, e me sinto realamente em paz!!! bjs inilceia..
nossa muitas vezes ja tive picos de raiva mas hj ja consigo me contralar mais momentos de raiva acontecem mais hj ja estou muito melhor ja consigo me controlar