Todo sistema, do átomo à galáxia, é uma totalidade.
O mesmo paradigma se aplica ao ser humano em sua complexidade que não pode ser reduzida a seus componentes.
Sua natureza e capacidade distintas derivam dos relacionamentos interativos de suas partes, permeado pela sinergia geradora de novas possibilidades.
Os desafios, os relacionamentos interpessoais, as situações cotidianas e as cobranças internas e externas propiciam reflexões, conflitos, ações e reações que pressupõem o desenvolvimento pessoal e grupal.
Há momentos em que o modo como vivemos ou agimos tornam-se disfuncionais, portanto é necessário rever e reinventar a própria história.
É preciso dar uma nova forma ao que nos afeta.
Contudo para haver transformação é preciso expandir o foco para além da paisagem interior, explorar e entrar em contato consigo e com os outros.
O processo de mudança exige e merece atenção e cuidados especiais.
Ter amigos verdadeiros com os quais podemos contar é ótimo. Mas há situações em que a ajuda de um profissional é recomendada e considerada de grande valor.
O trabalho do psicólogo é definido em função das circunstâncias e vivências do público a ser atendido.
Ele deve olhar e atentar-se para suas demandas, respeitar o tempo e o momento, intervir junto com o outro, considerando-o como ser único, a fim de gerar autoconhecimento, bem estar e qualidade de vida.
Psicodiagnóstico:
O psicodiagnóstico pode ser realizado com crianças, adolescentes e adultos.
Ele é uma avaliação com um número pré-determinado de sessões, que parte de uma hipótese.
Em conjunto com a anamnese, o psicólogo define quais são os instrumentos necessários e o melhor momento para utilizá-los.
Além disso, também é uma ferramenta que auxilia tanto a pessoa que foi submetida quanto seus familiares a compreenderem a personalidade e a forma como o paciente encara a vida e deste modo facilitando a lidar com a mesma.
Em casos de crianças a importância também recai no ambiente escolar e quanto mais cedo se tem o diagnóstico, mais possibilidades de tratamento a criança terá.
Deve-se fazer o psicodiagnóstico quando a pessoa apresentar comportamentos inadequados para sua idade; quando apresentar problemas associados a aprendizagem escolar; quando solicitado por outros profissionais da área da saúde e da educação.
Psicoterapia:
A psicoterapia é destinada a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias.
É um tratamento amplo com a possibilidade de trabalhar diversas questões de ordem emocional ou psicológica e que de alguma forma interferem na vida pessoal e cotidiana.
É um momento do qual o paciente dispõe para cuidar-se e receber cuidados específicos, bem como para aprender sobre si mesmo.
Podemos considerar que é um oásis no deserto.
São inúmeros os motivos que levam uma pessoa a procurar um psicoterapeuta:
•auxílio na compreensão e resolução de conflitos emocionais e psicológicos;
•problemas de relacionamento e separação;
•autoconhecimento;
•melhora e manutenção da qualidade de vida;
•equilíbrio e integração de mente e corpo;
•controle do stress;
•depressão;
•ansiedade;
•síndrome do pânico;
•problemas relacionados à sexualidade;
•superação de traumas;
•timidez;
•autoestima;
•estabilidade emocional;
•medos e fobias;
•compulsões;
•luto;
•maternidade e paternidade;
•problemas de aprendizagem;
•dificuldades escolares;
Não há um momento especifico para iniciar a psicoterapia, mas um bom indicador é perceber que sozinho está difícil lidar com as situações vivenciadas, que as mesmas estão ficando cada vez mais fora de controle.
Também é possível observar o surgimento de sintomas físicos repetitivos e que se tornam frequentes.
•Crianças: o trabalho é realizado através de técnicas lúdicas e atividades direcionadas, adequadas à idade do paciente. Neste tipo de atendimento é fundamental a cooperação e comprometimento dos pais e/ou responsáveis.
•Adolescentes: o trabalho é realizado através de jogos, técnicas corporais e escuta clínica.
•Adultos e Idosos: se dá através da escuta clínica, técnicas corporais, de visualização e de relaxamento.
•Casais e Famílias: se dá através da escuta clínica e técnicas corporais voltadas para a demanda apresentada.
•Com todos estes públicos, para maior efetividade do trabalho, a frequência semanal e o comprometimento com o processo psicoterapêutico são imprescindíveis.
Gestantes:
A gestação é um dos momentos mais importantes na vida das mulheres.
Há quem diga que é um dos raros momentos de plenitude e conexão com Deus, de extrema beleza e expressão do poder feminino.
Porém, é também um período marcado pela transformação psíquica, emocional, física e social que requer cuidados especiais.
A relação entre o casal é igualmente afetada e se modificará ainda mais com o nascimento do bebê.
Nesta fase o vínculo entre mãe e filho já é presente, mas com tantas coisas acontecendo simultaneamente e tantas outras para organizar, a futura mamãe merece ter um espaço dedicado para receber cuidados e aliviar dores próprias da gestação.
Mamãe e bebê:
Logo após a chegada do bebê as transformações iniciadas na gestação continuam e se intensificam.
Para auxiliar a mamãe, principalmente a de primeira viagem, é possível contar com o trabalho de orientação nos cuidados básicos com o bebê.
Mas o foco deste trabalho é conter a ansiedade e esclarecer as dúvidas da mamãe, que mantendo a calma e o equilíbrio emocional poderá desfrutar deste momento mágico.
Em algumas mulheres a queda brusca de hormônios pode apresentar desequilíbrio emocional, mais conhecido como depressão pós-parto.
Neste caso o acompanhamento médico e psicológico é de extrema importância para que a mulher supere esta fase, minimizando os prejuízos a si mesma e ao bebê.
No inicio da vida o bebê conhece o mundo através da mãe, portanto a qualidade do vínculo entre ambos é determinante no modo com que a criança estabelecerá as demais relações afetivas.
Fortalecer este vínculo na fase inicial da vida através do toque criará referências positivas que o acompanharão por toda sua existência. Para esta dupla especial, nada melhor que cuidados a altura.
Mamãe, bebê e papai:
Nos primeiros meses, os holofotes estão voltados para o bebê e para a mamãe.
Alguns homens têm dificuldade em lidar com este período, podendo gerar conflitos e até insegurança.
Contudo, esta fase requer união e cumplicidade do casal, a fim de criar um lar acolhedor e seguro para o bebê.
O lar é o primeiro lugar de convívio social e aprendizagem da criança.
Para que a casa tenha aspectos positivos a participação do pai tem papel tão fundamental quanto o da mãe.
Incluir o pai nesta relação facilitará para que a família se reorganize em seus novos papeis e ainda mantenha o espaço do casal preservado.
Terapia corporal:
Recorre a conceitos e práticas da cinesiologia e da biopsicologia.
Em ambas utiliza-se do corpo para trabalhar questões psíquicas, emocionais, físicas e autoconhecimento.
Também pode auxiliar pessoas que apresentam dores corporais, uma vez que o toque atua diretamente no sistema nervoso central, promovendo relaxamento profundo, bem estar e qualidade de vida.
A terapia corporal também é utilizada no processo psicoterapêutico com aqueles pacientes que se dispõem. É um meio de acessar o inconsciente de forma sutil.
Grupo terapêutico:
Destina-se a pessoas que preferem trabalhar suas questões pessoais de modo amplo e pontual, mas sem adentrar e expor sua intimidade.
Tem por objetivo trabalhar temas de interesse comum aos participantes.
Os encontros têm duração de 1h30 e a frequência é pré-estipulada de acordo com a disponibilidade e necessidade do grupo.
Consultoria escolar:
A Escola atualmente assume o papel de instituição criadora de valores aplicados à vida, utilizando-se da arte de ensinar.
Arte esta que está além dos conteúdos programáticos, mas que principalmente incluem o relacionar-se, os valores, as crenças e o desenvolvimento integral do ser humano.
A consultoria escolar tem por objetivo desenvolver em conjunto com a Escola, ações que englobam o saber pertinente da psicologia, com o intuito de atender as demandas provenientes do ambiente escolar.
Neste trabalho podemos englobar:
•Treinamento e supervisão de educadores;
•Desenvolvimento de temas específicos que podem ser trabalhados nas paradas pedagógicas;
•Palestras nas reuniões com os pais;
•Palestras e workshops para os alunos, sobre temas atuais;
•Atendimento psicológico a funcionários e/ou alunos, com valores diferenciados.
Consultoria empresarial voltada para qualidade de vida e bem estar:
Atualmente a maioria das empresas têm percebido a importância em proporcionar bem estar, melhora na qualidade das relações trabalhistas e um ambiente acolhedor, próspero, bem como a minimização e melhora da habilidade em solucionar conflitos.
A consultoria empresarial tem por objetivo desenvolver possibilidades de intervenção psicoterapêutica junto a grupos de funcionários, tendo em vista a geração de bem estar e saúde, focando na prevenção contra doenças e distúrbios provenientes do trabalho e suas relações.
Através do cuidado com cada pessoa dentro do ambiente empresarial é possível manter-se e desenvolver relações saudáveis, tornando a empresa um lugar de referência à saúde e ao bem estar. Uma pessoa feliz adoece menos e melhora sua produção.
Este trabalho engloba:
•Levantamento das necessidades da empresa;
•Diagnóstico;
•Intervenção junto ao público alvo;
•Avaliação dos resultados;
•Orientação aos funcionários;
•Workshops e palestras com temas de interesse para a empresa, tais como manejo do estresse, autoestima, resolução de conflitos, etc.;
•Definição de metas e indicadores para acompanhar a evolução da qualidade de vida dos funcionários;
Investir na qualidade de vida e bem estar do funcionário é investir na saúde e na longevidade da empresa.
Workshops e palestras:
O foco deste trabalho recai em temas relacionados à qualidade de vida, buscando proporcionar aos participantes a reflexão e, principalmente, a possibilidade de vivenciar e agregar um conhecimento que pode ser aplicado em seu cotidiano.
UM ESPAÇO MARAVILHOSO;GOSTARIA DE RETRATAR A MINHA NECESSIDADE EM AJUDAR O MEU FILHO…COM CERTEZA VCS.PODERÕA ME ORIENTAR…TRAUMA POR PRESENCIAR UM ASSALTO.GRATA. PARABÉNS.
Boa tarde Orminda,
O ideal é agendarmos um horário para conversarmos pessoalmente. Mas posso lhe adiantar que o o ideal é que ele faça psicoterapia, pois um trauma envolve diversas questões.
Peço por gentileza que você entre em contato comigo, para agendarmos. Esta primeira consulta não terá custos para você.
Telefones: 3473-4384. Você pode deixar recado que retorno.
Grata pelo contato,
forte abra;o,
Marcela F. Merli